in

Adele não vai mesmo liberar álbum “25” para streaming, diz jornal


Adele bateu o martelo: o álbum “25” não vai nem para o Spotify nem para a Apple Music no lançamento na sexta (20/11). A informação é do jornal New York Times, que afirma ter entrado em contato com três profissionais envolvidos com o lançamento do disco novo da inglesa, que já está à venda nas lojas físicas do Rio de Janeiro e de São Paulo. As gravadoras vão focar nas vendas digitais e físicas neste primeiro momento.

Segundo o NY Times, Adele participou diretamente da tomada dessa decisão, com a Columbia Records (EUA) e a XL Recordings (Europa). Ela seguirá o exemplo de Taylor Swift com “1989”, que registrou vendas altíssimas e dispensou o apoio do Spotify, dizendo que a plataforma retribuía muito mal os artistas. As últimas notícias dizem que a Columbia vai despachar no mercado americano 3,6 milhões de cópias do “25” de uma vez. A expectativa é de vendas superiores a dois milhões na semana de lançamento, podendo chegar a 2,5 milhões, só nos Estados Unidos.

Quem acompanha Adele desde os primórdios, no entanto, não recebe essa informação com tanta surpresa. O álbum “21”, que vendeu 30 milhões de unidades mundialmente, levou um ano para ser disponibilizado nas plataformas de streamings. Os primeiros 12 meses foram exclusivos para vendas, estratégia que, na realidade, deu muito certo e registrou os números altíssimos que todo mundo conhece.